Cupom de Desconto
Quem postou : Karol Hoffmann quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Qualquer pessoa que tenha passado mais de 5 minutos navegando pela rede já topou com uma página informando o famigerado "Erro 404". Isto acontece a cada vez que nosso navegador solicita uma página ou arquivo que não existe no servidor. Mas você sabe por que se chama "Erro 404"?


A Internet nem sempre foi a rede que conhecemos e desfrutamos atualmente. No início era pouco mais que um punhado de computadores conectados entre si, um projeto ambicioso desenvolvido por um grupo de jovens cientistas do CERN (Suíça), tentando se manter informado do trabalho de seus pares em todo mundo.

Eles foram os criadores da "World Wide Web", mundialmente conhecida como WWW. Este grupo de jovens mentes brilhantes eram renuentes em revelar seu progresso (e fracasso) ao mundo, motivo pelo qual começaram a desenvolver seu protocolo em um ambiente fechado: a rede interna da CERN. Muita água devia passar embaixo da ponte antes de que tudo se convertesse em uma rede com acesso à cada lar, distribuindo documentos multimídia. Usando a disposição física da rede e dos edifícios da CERN como metáfora para o "mundo real" situaram diversas funções do protocolo em diversos escritórios dentro da CERN.

Em um escritório, situada no quarto andar, estava localizada a base de dados central do World Wide Web: qualquer pedido de arquivos era encaminhado a esse escritório, onde duas ou três pessoas (sim, pessoas!) localizavam-no manualmente utilizando métodos que hoje parecem medievais e transferiam, mediante a rede, à pessoa que tinha realizado a petição. Esta área era conhecida como "Room 404" (Sala 404).

Inevitavelmente, a base de dados começou a crescer, e também a quantidade de pessoas com acesso aos documentos nela aramzenados. E também começaram a aparecer alguns problemas: gente pouco familiarizada com o sistema que efetuava petições de documentos que não existiam, ou com nomes de arquivo escritos incorretamente. O pessoal a cargo da "Room 404" enviava, nesses casos, uma nota explicando que o documento não poderia ser achado. Rapidamente, estas petições errôneas foram contestadas com uma mensagem regular: "Sala 404: arquivo não encontrado".

Tempos mais tarde, quando os processos de resposta foram automatizados e os trabalhadores do quarto andar foram substituídos por computadores, os usuários da rede puderam acessar diretamente os documentos armazenados na base de dados. No entanto, a mensagem de erro regular para indicar que um documento determinado não podia ser achado seguiu sendo o mesmo: "404: file not found".

Este número de erro sobreviveu até nossos dias, e faz parte da lista oficial de erros do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol, ou Protocolo para a Transferência de Hipertexto)

É possível encontrar na internet diferentes telas de Erro 404, já que os servidores de site permitem a personalização desta mensagem, de forma que o administrador de cada site possa adaptá-lo à estética geral do resto de suas páginas. Como exemplo você pode ver a página de erro 404 do MDig, bastante famosa na rede.

Esta história tem tudo para ser verdadeira. Mas há alguns que asseguram que se trata de outra lenda urbana. As pessoas que defendem esta postura baseiam-se em que, segundo está definido no protocolo regular HTTP, o número desta resposta (404) está definido da seguinte forma: o primeiro número indica o tipo de resposta, neste caso o 4 que significa erro do cliente. Os seguintes dois número indicam o subtipo de erro, neste caso o 04 ("Not found").

Este argumento é válido, e está documentado na w3.org, a organização encarregada de velar pelas normas "www". Mas não se pode negar que é bem mais atraente e romântica a história que acabamos de ler.


Fonte: Metarmofose Digital

One Response so far.

  1. Edu says:

    Nossa Karol, achei tão sensacional a história que estou copiando-a para o meu blog tb.

    Bjs

Popular Post

About









- Copyright © Blog da Karol -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -