Cupom de Desconto
Quem postou : Karol Hoffmann quinta-feira, 24 de setembro de 2009



O Observatório Europeu Austral (ESO) publicou dias atrás uma surpreendente imagem da nebulosa planetária Helix, conhecida pelos astrônomos como o "Olho de Deus", captada desde o observatório chileno de La Silla.


É sabido que as formas e estruturas se repetem no Universo, mas para a visão humana poder contemplar um "olho" espacial que mede dois anos luz, há pouco menos de 20 bilhões de quilômetros, é uma experiência única.

Em 1824, um astrônomo alemão descobriu-a e desde então tem suscitado muito interesse. O telescópio espacial Hubble e o Very Large Telescope do ESO já captaram imagens dela no passado. Mas a última e detalhada imagem de Helix, que se encontra na constelação de Aquário a 700 anos luz da Terra, é a melhor e mais bela.

Em uma nota de imprensa, o ESO explica que Helix, ou NGC 7293, como é conhecida pelos cientistas, constitui um dos exemplos mais espetaculares de nebulosa planetária.

Apesar de seu nome, as nebulosas planetárias pouco têm a ver com os planetas, já que são um objeto gasoso constituído pelo resplendor final das estrelas de baixa massa ou intermediária antes de se converter em anãs brancas (que é o estado final da evolução de uma estrela). No futuro, o Sol também passará pelo estado de nebulosa planetária e terminará sendo uma anã branca.

Nas nebulosas planetárias, as lufadas de gás desprendem-se da superfície da estrela, com freqüência descrevendo intrincadas e belas formas, e brilham pela intensa radiação ultravioleta da estrela, pálida mas muito quente. Os cientistas explicam que, provavelmente, Helix é composta por ao menos dois discos separados e tem anéis externos e filamentos. O disco interno mais brilhante da nebulosa planetária se expande a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora e demoram unss 12 mil anos para formar-se.

A última imagem de Helix permitiu aos astrônomos contemplar também remotas galáxias agrupadas que podem ser vislumbradas através do gás incandescente da nebulosa planetária. Apesar da espetaculosidade da imagem telescópica, de seu grande tamanho (cobre uma área do céu igual ao ocupado por um quarto da Lua cheia) e de sua forma de olho, o órgão visual humano não consegue vê-la facilmente.

2 Responses so far.

  1. olhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    que mara* amiga! (jump)
    ficou muito show teu blog nnnnnnnnnnnovo, nnnovo!!! adorei!!! mesmo mesmo! bem legal!!!!
    beijos deu pra tu!

  2. Edu says:

    Atooooooooooooron Blog com cara nova... super chique, clean, fora que branco e preto é a tendência virtual... Bjs

Popular Post

About









- Copyright © Blog da Karol -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -