Cupom de Desconto
Quem postou : Karol Hoffmann sexta-feira, 25 de julho de 2008


A propaganda acima, veiculada pela Volkswagen na Alemanha, tenta convencer que o Polo Blue Motion é tão amigo do meio ambiente quanto uma bicicleta. A mensagem que esse anúncio tenta passar é mais ou menos essa: para não agredir o meio ambiente, você pode usar uma bicicleta ou o nosso novo carro, dá na mesma.

As constantes altas do petróleo fizeram o mercado consumidor passar a demandar carros que gastem menos combustível. A polêmica em relação ao Efeito Estufa e o hype do ecologicamente correto conduz as montadoras para a fabricação de veículos menos poluentes. Pressão de mercado daqui, pressão de imagem dali e a Volkswagen (a mesma que recebeu meio bilhão do BNDES para aumentar a produção do Fox), fez um certo esforço de engenharia para seus carros poluirem menos. Mudaram a suspensão e a aerodinâmica para diminuir a resistência ao ar, a transmissão para ter marchas mais longas e menor rotação do motor e mudaram um pouco o motor e a filtragem dos gases que saem do escapamento.

Ok, com tudo isso esse novo carro polui menos que os que já rodam por aí. Emite menos CO2, que é o principal causador do efeito estufa. Mas ainda polui. E está muito longe de um veículo sem motor, que não queima qualquer tipo de combustível ao se mover.

E o ponto principal é que um carro não emite apenas CO2. Um carro como esse, movido a diesel, emite também material particulado (fuligem), óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre. Um motor a gasolina ou álcool emite, além do CO2, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e aldeídos.

O site Planeta Sustentável (Ed. Abril) tem uma página descrevendo bem os efeitos desses poluentes. Para resumir (se é que dá), podemos dizer que, em conjunto, provocam dor de cabeça, diminuição da capacidade respiratória, irritação nos olhos e nas vias respiratórias e causam problemas cardiovasculares, além de contribuir para o aquecimento global, causar danos em construções e na vegetação, diminuir a visibilidade (ar com cara de fumaça) e são materiais venenosos, que em alta concentração matariam um ser humano. Não é à toa que tanta gente morre em São Paulo em decorrência da poluição gerada pelos carros.

Fazer um carro que polui menos, mesmo que não seja por amor ao planeta e à Humanidade, não deixa de ser algum tipo de avanço. O que não podemos aceitar é indução do consumidor a erro, fazendo-o acreditar que o carro é ecologicamente correto. Não existe carro ecológico. Tenta-se vender uma consciência limpa para quem compra o produto ou serviço, como aquele posto de combustível que diz que neutraliza as emissões de carbono, sem dizer e nem mostrar como faz isso (e como se o único veneno que sai do escapamento fosse o CO2). Tentam convencer que gastando alguns trocados a mais podemos estragar o planeta à vontade, como se comprássemos um alvará de assassinato. Compre nosso carro, queime nosso combustível, mas durma tranqüilo: você é uma pessoa comprometida com o meio ambiente.

Em tempo: o anúncio foi proibido na Alemanha. Mas não é por exagerar na comparação, por mostrar um carro estacionado em local proibido, nada assim. Foi por desrespeitar uma lei que obriga a mostrar informações sobre o consumo de combustível e emissão de CO2...

Autor:
Willian Cruz
+ Vá de Bike! +
http://freeride.blig.com.br

One Response so far.

  1. bá...bem real isso aí... este dtexto diz td, mto real isso! querem vender uma consciência limpa para que vc durma tranquilo no seu travesseiro...hahahahaha...mto boaa...daí sim né amiga...não existe carro ou moto ou onibus ou caminhão ecologicamente correto! não mesmo... o jeito é fazer que nem karol e guigo! andem de bike! isso sim é bom!isso sim é um meio de transporte totalmente correto!
    eu tbm ando de bike! e é bem bom... legal isso aí divulgue mais!

Popular Post

About









- Copyright © Blog da Karol -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -